segunda-feira, 24 de março de 2008

ainda não sei o titulo x)

Numa sociedade democrática é a decisão do homem em comunidade, ou seja, do povo, que prevalece. Aos menos, é assim na teoria. Juntamente com a democracia surge a cidadania afim de valorizar os direitos humanos e concretizar a participação de todos na busca de benefícios sociais e igualdade. Porém na sociedade atual, uma sociedade capitalista onde o principal 'alimento' é a pobreza, é quase impossível pô-las em pratica.
O artigo XXV da Carta de Declaração Universal dos Direitos Humanos nos diz que “ Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família saúde e o bem-estar [...]”. Esse modelo de vida proposto é inexistente num mundo onde poucos usufruem da luxuria e da soberba e a grande maioria vive na miséria.
A sociedade atual estruturada no materialismo é uma sociedade individualista, e tipicamente hedonista, onde o a preocupação ética e moral passa desapercebida. Sendo assim os conceitos de cidadania e democracia são, na maioria das vezes desprezados e esquecidos.
Desde os tempos primitivos o homem vive em comunidade, pequenos grupos eram formados a partir de interesses em comum. A sociedade moderna segue esse mesmo padrão, existem pequenos grupos muita das vezes isolados, que se diferem em interesses, sejam eles raciais, sociais, etnicos ou até mesmo religiosos. O que contraria a ideia de igualdade, apresentada pela ONU.
A partir do momento em que deixarmos de lado o egoismo, e o espirito egocentrista e dermos lugar a uma visão menos individual, onde todos possam desfrutar igualmente da saude, da educação, e da lei, estaremos nos valorizando, e nos tornando então prioridade no mundo.

Nenhum comentário: